Esta postagem, de verde, só mesmo a mata passando ao fundo da foto, pela janela. Aqui eu estou num ônibus viajando de Nova York para Long Island, a uma velocidade de cerca de 80 kilômetros por hora. O interessante é que neste ônibus havia um serviço de rede sem fio gratuito, fornecido pela Wi-RAN desde 2004 neste trajeto. Dentro do ônibus temos o Wi-Fi tradicional, mas a comunicação do ônibus com a internet acontece pela rede celular da AT&T, Sprint, Verizon ou T-Mobile, dependendo da área onde o ônibus trafega.
Até aí, nada de mais, mas o curioso é a ótima conexão. Eu usei youtube, Skype com câmera, tudo tranquilamente, áudio e vídeo perfeitos. Não dá prá perceber a troca de células da rede celular, e os serviços multimídia realmente não ficaram comprometidos. Mesmo não sendo de grande velocidade (o máximo vai até 200 kbps), a qualidade do serviço prestado impressiona, tudo gratuito para os passageiros. Wi-RAN significa "Wireless Rolling Area Network" e a empresa é uma joint-venture da CEDX e Best-Mobile Computing.
Como um profissional há anos na área de Redes e Telecom, não podia deixar de comentar isso, mesmo não se tratando necessariamente de uma iniciativa Verde em TI.
terça-feira, 1 de abril de 2008
NA ESTRADA ... E ON-LINE
GREEN NEW YORK 2
Esta simpática moça na foto é Pamela Levine, Program Director do IDC para o "Green IT Forum". E o não menos simpático homem ao seu lado sou eu, todo agasalhado, que fui obrigado a encarar uma temperatura de cerca de zero graus (ventava muito no dia do evento) pelas ruas de Manhattan até chegar ao Marriot New York Downtown. Mas valeu a pena, pois no Forum falou-se do impacto de tecnologias emergentes, controle de custos com energia, conformidade regulatória, Datacenter Verde, reciclagem de equipamentos e "e-waste", métricas para consumo de energia em Datacenter, virtualização, entre muitas coisas. Tem muito assunto prá gente discutir por aqui.
GREEN NEW YORK
No último dia 28 de fevereiro, eu estive em Nova York e participei do IDC GREEN IT FORUM EAST, realizado, claro, pelo IDC. O evento foi no belo hotel Marriot, localizado em Downtown , o centro nervoso de negócios da encantadora ilha de Manhattan. Havia cerca de 200 pessoas no local, entre profissionais de TI, negócios e consultores. A programação vc pode conferir aqui.
Foi um evento muito bem organizado, com rígido cumprimento no horário, boa participação do público e um ótimo almoço (afinal de contas, quem não gosta de comer bem em um evento ?). Creio que eu era um dos poucos estrangeiros presentes, senão o único. Foi uma boa oportunidade para conversar e trocar experiências com tantas pessoas diferentes e interessantes e saber que, mesmo para os americanos, iniciativas verdes em TI é algo ainda bastante novo nas organizações em geral. Apenas alguns grandes players de mercado como a IBM, Intel e a Ford, presentes no evento, tem projetos de "Green IT" em andamento. Sob este ponto de vista é ótimo saber que temos a chance de provocar este movimento no Brasil ao mesmo tempo em que este processo ainda está em fase de iniciação em outros países.
Aos poucos vou comentando algumas palestras e minhas impressões sobre este excelente evento.