sexta-feira, 28 de novembro de 2008

GP´s in Rio é CARBON FREE !!!

Eu faço parte do trabalho voluntário do PMI-RIO, capítulo do Rio de Janeiro do Project Management Institute, que promove boas práticas em gerenciamento de projetos. Tenho atuado na promoção do evento "GP´s in Rio", que busca o networking de profissionais da área através de um ambiente descontraído e atividades de integração. Este projeto é ligado à vice-presidência de filiação, hoje a cargo de Déa Beltrão, profissional de grande experiência em GP. No dia 02/12, às 18:30 hs, no restaurante Night & Day no Rio de Janeiro, realizaremos a 5ª edição do evento, cheio de surpresas para filiados e não-filiados.

Entre as inovações desta edição está a neutralização das emissões de carbono do evento, com o plantio e manutenção de 15 mudas que compensarão o equivalente a 2,34 toneladas de CO2. Dentro da máxima ambientalista "pense global, aja local", a iniciativa pioneira do PMI-RIO, mesmo pequena, abre perspectivas de conscientização interessantes para os profissionais, abrindo novos horizontes para seus projetos. Isto endereça diretamente as iniciativas do PMI Internacional, publicado na postagem anterior. Fizemos todo este processo junto à ONG "Iniciativa Verde" (www.iniciativaverde.org.br), que publicou nosso evento em seu site. Com isso, temos o direito de usar em todo nosso material de divulgação o selo "Carbon Free", como todos poderão conferir no hotsite do GP´s in Rio - www.pmirio.org.br/gpsinrio .

Ficam aqui todos os parabéns para a diretoria atual do PMI-RIO, em especial a seu presidente Walther Krause e a vice-presidente de filiação Déa Beltrão.

PMI Publications "Going Green"

Eu, como filiado ao PMI e ao PMI-RIO, envolvido tanto com as boas práticas em Gerenciamento de Projetos quanto em ações sustentáveis em minhas atividades de TI, fiquei muito feliz em ler na "PMI Today" do mês de outubro a matéria com o título deste post. Já não é a primeira vez que o PMI traz matérias sobre Projetos sustentáveis. Há, de fato, uma tendência em que pilares como o meio ambiente e justiça social sejam "stakeholders" cada vez mais considerados em projetos, não só pelo lado da conformidade legal ou benefícios fiscais, mas também como abertura de novos mercados e oportunidade de negócios.

Desde outubro, as publicações "PM Network" e "PMI Today" estão aderentes aos selos "Sustainable Forestry Iniciative - SFI" (www.aboutsfi.org) e "Soy Ink". O SFI garante a procedência do papel das publicações (vindo de florestas sustentáveis e renováveis) e o "Soy Ink" significa que a tinta utilizada é não poluente. Esta adesão será estendida às publicações e standards do PMI (incluindo o PMBoK 4ª edição) e, além de reduzir de fato o impacto ambiental, traz a sustentabilidade para este cenario. Uma vez que todos nós trabalhamos em projetos, vale a pena a conscientização para a quebra deste paradigma.