O Green Grid é um consórcio global dedicado à eficiência avançada de energia em Data Centers e ambientes computacionais de negócios. Sua missão envolve a definição de modelos e métricas, padrões, métodos para medição, revisão de processos e tecnologias para a melhoria da performance do consumo em Data Centers.
Em notícia do Network World de 08/02 (clique aqui), o Green Grid anunciou que pretende tomar iniciativas ambiciosas em relação ao consumo eficiente de energia. O consórcio reuniu seu comitê técnico, não por acaso, em São Francisco, EUA. Curiosamente, ontem o programa "Mundo S/A" da Globonews, apresentado pelo jornalista Rodrigo Alvarez, mostrou como a cidade de São Francisco, com seus tradicionais ônibus e bondes elétricos, aposta em energias alternativas e vem se tornando um modelo de iniciativas "verdes" através de experiências na produção de energia provenientes de ondas marinhas, fezes bovinas e outras inovações.
O interessante da matéria da Network World são alguns dados apresentados: o uso de energia em Data Centers nos Estados Unidos em 2011 será o equivalente a 100 bilhões de kWh, ou 2,5 % de todo o custo de eletricidade, cerca de U$ 7 bilhões. Em 2006 este custo foi de U$ 4,5 bilhões. A demanda por consumo tem crescido 12 % ao ano e a meta do Green Grid é chegar em 2011 economizando 10 % da energia projetada, cortando 10,7 bilhões de kwh e reduzindo as emissões de gás para 6,5 milhões de toneladas de CO2.
Já deu prá perceber que energia eco-eficiente está em alta nas grandes organizações.
terça-feira, 12 de fevereiro de 2008
GREEN GRID DE OLHO NA ENERGIA
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário