sábado, 30 de agosto de 2008

Sustentabilidade e Governança

Ainda no evento do CREA-RJ, uma grande alegria foi conhecer pessoalmente Carlos Eduardo Lessa Brandão, membro do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) e há tempos um grande batalhador pela adesão empresarial à questão sustentável sob a perspectiva da Governança Corporativa. Aliás, esta é uma abordagem que eu, como profissional de TIC, sempre procurei dar ao meu trabalho em TI verde: realizá-la não de forma pontual, mas sob o escopo da Governança de TI e alinhada com as estratégias de negócio da organização. A TIC sustentável não é apenas usar papel reciclado ou mandar os equipamentos obsoletos para programas de reciclagem. É uma questão cultural e de realinhamento de processos que vai muito além disso. Na hora em que os gestores acordarem, verão como é possível obterem ganhos reais com seus processos de mudança.

Fiquei durante algum tempo conversando com Carlos e também com Eliane Sarmento, arquiteta de projetos sustentáveis, de quem eu ainda vou falar aqui neste blog. O papo foi ótimo e enveredou pelo "The Natural Step", outro tema que merece postagem especial. Foi um grande prazer trocar idéias com o Carlos, de quem já li vários artigos na internet, além de documentos que ele preparou para o IBGC. E, prá completar, ele ainda tem muito conhecimento sobre TI Verde, o que me deixou muito entusiasmado.

Vale a pena uma visita à página do IBGC e também baixar alguns de seus ótimos documentos gratuitos, como o código de boas práticas e o relatório "Sustentabilidade e Governança".

Nenhum comentário: