segunda-feira, 14 de junho de 2010

Kerzner e os "intangíveis"

Taí minha foto com Harold Kerzner, um dos mais importantes autores e palestrantes sobre Gerenciamento de Projetos dos últimos tempos. O site de sua empresa, IIL, está aqui. Ele fez uma das palestras de abertura do 8º Encontro Nacional de Profissionais de Gerenciamento e Projetos, realizado no RJ na semana passada. Sua apresentação foi simplemente excelente, e ele pontuou várias vezes a importância do Gerente de Projetos ser participante das decisões estratégicas de negócio, pois sua formação o capacita a colaborar na decisão de projetos estratégicos para a organização.

Outro ponto importante e que alinha-se perfeitamente com meu pensamento sobre a sustentabilidade em projetos, é o fato dele ter deixado claro que, cada vez mais, os projetos levarão em conta benefícios intangíveis, como marca e reputação. O desafio agora é fazer esta medição, tornando tangível o que afirma-se que não pode ser medido. O Gerente de Projetos deve estar apto a buscar mecanismos para medir o ROI destes benefícios. Enfim, tudo aquilo que eu realmente acredito que também pode ser um diferencial competitivo para a organização.
Muito legal estar com ele, foi uma grande honra para mim. Conversamos rapidamente sobre "Sustainability Risk Management", o tema que apresentei na minha palestra, e demos algumas boas risadas. E sobre o evento em si eu falo em outro post.

Nenhum comentário: