sexta-feira, 9 de maio de 2008

III CNMA acontece em Brasília


Depois de um amplo processo de Conferência Estaduais do Meio Ambiente, realizados até a primeira quinzena de abril deste ano, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) mobiliza o País para a III Conferência Nacional do Meio Ambiente (CNMA), que será realizada de 7 a 10 de maio de 2008, em Brasília. Esta edição tem o desafio de debater uma das principais preocupações ambientais do planeta: as mudanças climáticas. O tema, que até então estava restrito à comunidade científica e governos, ganhou as ruas após a divulgação dos últimos relatórios do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC). Atualmente, o mundo inteiro se debruça na busca de soluções para enfrentar os impactos causados pelo aquecimento global.

Quando o MMA diz que espera "contribuir para esta discussão, disseminar o conhecimento técnico-científico e político relativo ao tema e identificar soluções para sua mitigação e adaptação", para mim é bastante claro que o tema "TI Verde" deve fazer parte deste debate. Há uma preocupação na criação de um "Plano Nacional de Mudança do Clima", já em fase de elaboração pelo governo brasileiro, que faz um convite para que a sociedade brasileira - governos, empresários e sociedade civil - entre neste processo de democracia participativa. A idéia é que todos os cidadãos assumam suas responsabilidades para a construção de sociedades sustentáveis. Infelizmente, não vi nas pautas de discussão da Conferência nada diretamente relacionado à TI, mas vale consultar futuramente os anais da Conferência para saber com detalhes o que aconteceu por lá.

A plenária nacional não é aberta ao público em geral, participando apenas os delegados eleitos nas Conferências Estaduais e delegados natos. Mas todo este processo de discussão é o Forum ideal para que possamos incluir a discussão de TI Verde num âmbito mais abrangente, buscando marcos regulatórios que direcionem as organizações a ter boas práticas de gestão ambiental em suas áreas de TI.

Leia mais sobre a III CNMA aqui.

Nenhum comentário: