Excelente. Esta foi minha impressão do ISO/Petrobras/ABNT Social Responsibility Regional Workshop, realizado nos dias 03 e 04 de julho no Hotel Glória, RJ. O objetivo foi discutir alguns pontos do "Draft" (rascunho) da ISO 26.000, que trata de responsabilidade social. Pude ler antecipadamente as 90 páginas do draft da ISO e achei muito bom, apesar de coisas que podem ser melhoradas. Há um detalhado posicionamento de como todos os atores nos vários tipos de organização podem contribuir para iniciativas de responsabilidade social.
Esta norma, prevista para estar pronta até 2010, não prevê certificação. Por ser de adesão voluntária, a discussão é cuidadosa em como trazer e motivar as organizações para dar esta abordagem aos seus processos produtivos e de negócio. Foi muito interessante conversar com vários representantes da América do Sul (Equador, Venezuela, Argentina, Uruguay, Chile, Peru, Colômbia) além de um dos representantes internacionais da ISO, o austríaco Martin Neureiter, e eu pude colocar como vejo a responsabilidade sócio-ambiental na área de Tecnologia da Informação, tema que agradou muitas das pessoas. Ótimas palestras de ativos integrantes da discussão da norma como Aron Belinky (Ecopress), Jorge Cajazeira (do Grupo Suzano) e do próprio Martin Neureiter. O Comitê Espelho do Brasil aproveitou para fazer sua 5ª reunião e o saldo foi bastante positivo.
Os comentários sobre este draft seguem para a ISO Internacional no dia 11 de julho, e uma nova rodada de discussões está prevista para setembro, no Chile. Minha impressão foi a melhor possível, tanto da norma quanto da qualidade das pessoas envolvidas.
quarta-feira, 9 de julho de 2008
ISO 26.000 com Força Total
"Edifícios Verdes" entre os temas do Clima Rio 2008
O Clima Rio 2008 aconteceu entre os dias 11 e 13 de junho no Centro de Convenções Sulamérica, no Rio de Janeiro. Eficiência energética foi um tema recorrente nas palestras, mas eu gostei particularmente das apresentações sobre "Green Buildings" (Edifícios Verdes) e as normas e certificações existentes neste próspero setor.
Uma delas é o LEED, The Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) Green Building Rating System, que já começa a ser condição em muitos projetos. No centro da cidade de Seattle, por exemplo, as construções tem que atender, no mínimo, ao nível prata da certificação LEED. Os padrões ASHRAE, sigla de "The American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers", também prevêem certificações. Apesar de não serem feitas especificamente para Datacenters, tais padrões possuem discussões neste sentido devido à forte demanda por Datacenters verdes, principalmente nos EUA.
Vale a pena uma olhada nestes websites para um melhor esclarecimento do que tem sido feito nesta área.
Sustentabilidade e Gerenciamento de Projetos
O PMI-Rio e a Option Brasil realizaram nos dias 26 e 27 de junho o "6º Encontro Nacional de Profissionais em Gerenciamento de Projetos" na FIRJAN, RJ. Foi um excelente evento com grande número de participantes e boas palestras. O interessante foi perceber como a questão da sustentabilidade começa a aparecer espontâneamente nas apresentações das empresas.
Na palestra da Módulo Security Solutions, por exemplo, ela foi rapidamente mencionada como exemplo de questão a ser tratada no âmbito de Projetos de Governança, Risco e Conformidade Regulatória. Já na palestra da TIM Brasil, feita por um de seus diretores, Walter Gassenferth, da área de Processos e Qualidade, o que me animou foi que a sustentabilidade ganhou contornos de objetivo estratégico, começando a ser considerada no BSC da empresa e atrelada aos processos de qualidade da TIM. Não resisti e perguntei sobre TI Verde, e a resposta foi que a TIM Brasil está em estágio inicial desta abordagem, vendo-a como agente transformador do negócio. Aliás, foi muito interessante entender como a TIM sincroniza Projetos, Processos e Estratégica, num ciclo de melhoria contínua da organização.
É gratificante ver que, pouco a pouco, as empresas brasileiras tem notado que o desenvolvimento sustentável, além de um dever de toda a organização nesta virada de século, é também um "driver" real de negócios. Citando Ellen Mignoni, Vice-Presidente Senior da APCO Worldwide em Washington, D.C., em entrevista publicada na revista PM Network de junho/2008, "Responsabilidade Social não é apenas algo “legal de fazer”. É como os negócios operam hoje em dia". Falou e disse.