O PMI-Rio e a Option Brasil realizaram nos dias 26 e 27 de junho o "6º Encontro Nacional de Profissionais em Gerenciamento de Projetos" na FIRJAN, RJ. Foi um excelente evento com grande número de participantes e boas palestras. O interessante foi perceber como a questão da sustentabilidade começa a aparecer espontâneamente nas apresentações das empresas.
Na palestra da Módulo Security Solutions, por exemplo, ela foi rapidamente mencionada como exemplo de questão a ser tratada no âmbito de Projetos de Governança, Risco e Conformidade Regulatória. Já na palestra da TIM Brasil, feita por um de seus diretores, Walter Gassenferth, da área de Processos e Qualidade, o que me animou foi que a sustentabilidade ganhou contornos de objetivo estratégico, começando a ser considerada no BSC da empresa e atrelada aos processos de qualidade da TIM. Não resisti e perguntei sobre TI Verde, e a resposta foi que a TIM Brasil está em estágio inicial desta abordagem, vendo-a como agente transformador do negócio. Aliás, foi muito interessante entender como a TIM sincroniza Projetos, Processos e Estratégica, num ciclo de melhoria contínua da organização.
É gratificante ver que, pouco a pouco, as empresas brasileiras tem notado que o desenvolvimento sustentável, além de um dever de toda a organização nesta virada de século, é também um "driver" real de negócios. Citando Ellen Mignoni, Vice-Presidente Senior da APCO Worldwide em Washington, D.C., em entrevista publicada na revista PM Network de junho/2008, "Responsabilidade Social não é apenas algo “legal de fazer”. É como os negócios operam hoje em dia". Falou e disse.
quarta-feira, 9 de julho de 2008
Sustentabilidade e Gerenciamento de Projetos
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário