quarta-feira, 9 de julho de 2008

ISO 26.000 com Força Total


Excelente. Esta foi minha impressão do ISO/Petrobras/ABNT Social Responsibility Regional Workshop, realizado nos dias 03 e 04 de julho no Hotel Glória, RJ. O objetivo foi discutir alguns pontos do "Draft" (rascunho) da ISO 26.000, que trata de responsabilidade social. Pude ler antecipadamente as 90 páginas do draft da ISO e achei muito bom, apesar de coisas que podem ser melhoradas. Há um detalhado posicionamento de como todos os atores nos vários tipos de organização podem contribuir para iniciativas de responsabilidade social.

Esta norma, prevista para estar pronta até 2010, não prevê certificação. Por ser de adesão voluntária, a discussão é cuidadosa em como trazer e motivar as organizações para dar esta abordagem aos seus processos produtivos e de negócio. Foi muito interessante conversar com vários representantes da América do Sul (Equador, Venezuela, Argentina, Uruguay, Chile, Peru, Colômbia) além de um dos representantes internacionais da ISO, o austríaco Martin Neureiter, e eu pude colocar como vejo a responsabilidade sócio-ambiental na área de Tecnologia da Informação, tema que agradou muitas das pessoas. Ótimas palestras de ativos integrantes da discussão da norma como Aron Belinky (Ecopress), Jorge Cajazeira (do Grupo Suzano) e do próprio Martin Neureiter. O Comitê Espelho do Brasil aproveitou para fazer sua 5ª reunião e o saldo foi bastante positivo.

Os comentários sobre este draft seguem para a ISO Internacional no dia 11 de julho, e uma nova rodada de discussões está prevista para setembro, no Chile. Minha impressão foi a melhor possível, tanto da norma quanto da qualidade das pessoas envolvidas.

Nenhum comentário: