sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

A Bahia e a Sustentabilidade ...

Muito bacana minha passagem rápida por Salvador, onde palestrei no último dia do evento, 16/12, na 3ª semana Estadual de TIC na Bahia. Além muito bem recebido por todos, em especial pelo organizador do evento, Carlos Stucki, percebi o interesse do público local pelo tema "TIC Verde", para o qual, como é minha característica, procurei dar ênfase à questão estratégica. Clique aqui e leia o comentário no site do Governo da Bahia.

É interessante perceber, no caso da Secretaria De Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (SECTI-BA), organizadora do evento, que há reais preocupações neste sentido. Não por acaso, o próprio Secretário de Estado, Eduardo Ramos, é o representante do Governo Bahiano na COP 15, onde busca melhor alinhamento com estas questões. A preocupação da SECTI-BA dá sinais de que projetos de implementação de TIC Verde no governo bahiano serão bem-vindos, e certamente terão o respaldo da alta direção.

Em minha palestra procurei passar um pouco de minha experiência junto ao setor público, com 10 anos dedicados ao Governo RJ. Apesar de características peculiares, o setor público deve ter, na minha opinião, os mesmos objetivos empresariais: ser rentável em suas atividades, pensar estrategicamente e a longo prazo, ser inovador sempre e, muito importante, valorizar seu corpo funcional, com maior investimento na área de recursos humanos, algo que o mercado já chama de "talentos humanos". E a sustentabilidade sócio-ambiental permeia todas estas considerações. Foi muito bom conversar com muitas pessoas após o evento, que se mostraram interessadas no tema. Realmente espero que minha abordagem possa colaborar no planejamento dos projetos de TIC de cada um dos presentes, pois esta é uma tendência mundial, que todos devem estar atentos.

Voltei para o Rio com ótimas impressões de Salvador: pessoas simpaticíssimas, acolhedoras, um evento muito bem organizado, e uma cidade encantadora. O Pelourinho, Farol da Barra, a Baía de todos os Santos, enfim, muitas belezas que fazem de Salvador um lugar especial. Como disse ao final de minha apresentação, só tinha uma reclamação: que o último dia do evento não foi numa sexta-feira, quando poderia "esticar" o final de semana para aproveitar melhor a cidade. Salvador deixou saudades ...

2 comentários:

Gustavo Bomfim disse...

Olá Mauricio, sua palestra foi ótima. e aí você achou as camisas do fluminênse de feira? se você não achou vou procurar para você e lhe digo.

Maurício Gouvêa disse...

Oi Gustavo, que bom que vc gostou. Eu também gostei muito de poder participar deste evento. Sobre as camisas do Flu de Feira, infelizmente não as achei. Fui numa rua só de lojas esportivas próxima ao elevador Lacerda, mas ninguém tinha. Se achar algo me avise. Abs e obrigado.