quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

BEM NA FOTO

O IDG News Service divulgou no último dia 29/01 que a Intel e a Nokia planejam reduzir o impacto de seus negócios sobre o ambiente. Clique aqui para ler a notícia completa no Computer World.

O que eu gostaria de destacar é o viés de negócio que as iniciativas destas duas companhias buscam: valorização da imagem. A estratégia da Intel baseia-se na compra de créditos de carbono e, como explica Matt Clouse, diretor da Green Power Partnership, da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, "muitas das companhias que estão comprando energia verde lidam diretamente com o consumidor e investem grandes quantias em marketing para a sua marca e produtos. E esta é uma boa maneira – e de custo reduzido – de fazê-lo, além de também atender a aspectos ambientais que melhorem a sua imagem”.

Já a Nokia anunciou um grande plano de redução de energia até 2012, associou-se ao "Climate Savers" do World Wildlife Fund (WWF), grupo do qual a Microsoft já é associada, e também planeja reduzir o consumo de energia dos carregadores de seus telefones celulares.

Fica claro que iniciativas "Verdes" estão alinhadas com o conceito de Governança Corporativa destas empresas, é uma estratégia de negócio. O olhar para a diminuição do impacto ambiental de toda a TI em uma organização pode (e deve) considerar fatores estratégicos, como esta notícia nos mostra de forma bastante evidente. Mais uma razão para os gestores de TI, ao alavancarem iniciativas desta natureza, considerarem o retorno da imagem como uma "necessidade empresarial" do seu projeto. Para todos ficarem bem na foto.

Nenhum comentário: