Na edição de domingo 20/01, acordo e leio a seguinte manchete: "País adotará regras para reduzir uso de energia". Esta iniciativa é parte dos esforços que terão de ser empreendidos pela sociedade para atender as exigências de conservação de energia estabelecidas pelo governo, pois em 2008 começa a valer a determinação do planejamento energético nacional: economizar, até 2030, o equivalente à geração de duas hidrelétricas de Itaipu.
Entre as medidas preparadas pelo governo estarão a obrigatoriedade da União comprar apenas equipamentos eficientes (selo A do Procel), expansão do uso da energia solar e projetos arquitetônicos em prédios comerciais e públicos que priorizem menos consumo de ar-condicionado e iluminação. Para isto, discute-se a redução de impostos para o uso de energia solar e recursos do BNDES para as Indústrias produtivas que se valerem destes mecanismos.
Perceberam a janela que se abre para os projetos na área de TI Verde ? Mesmo que ainda não exista um tratamento direto do Governo para ações sustentáveis na área de TI, já dá prá perceber que o caminho está aberto e este cenário já é uma boa ajuda na argumentação com nossos "Sponsors" e outros influenciadores para um projeto neste sentido. Para os gestores de TI de empresas e órgãos públicos a conversa é ainda mais direta, pois, numa abordagem de Governança de TI, há claramente um alinhamento estratégico de ações como esta com o compromisso social, além da óbvia redução de gastos em um momento de necessidade de cortes nos gastos públicos.
Numa época de racionamento velado, a TI pode, sem dúvida, dar sua contribuição.
quarta-feira, 23 de janeiro de 2008
DEU NO "O GLOBO"
Marcadores:
governança,
planejamento energético nacional,
ti verde
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário