Em outubro do ano passado, o Gartner citou suas 10 principais tecnologias estratégicas para 2008 (leia artigo da Network World aqui), onde a TI Verde - Green IT - aparece com um papel relevante. Agora em 2008, o Gartner apresenta suas previsões para 2008 e lá está novamente a TI Verde (artigo aqui). Para o Gartner, as considerações ambientais irão afetar cada vez mais as decisões de compra em TI, tornando-se em breve um dos critérios para aquisições nas organizações.
Não há dúvidas de que há uma forte tendência para que existam regulamentações para a compra de equipamentos eco-eficientes, principalmente no exterior. Na Europa, a diretiva RoHS (Restriction of Hazardous Substances - “Restrição de uso de Substâncias Nocivas”), que trata o ciclo de vida de produtos eletro-eletrônicos, é um exemplo do que poderá tornar-se um padrão. E da mesma forma que algumas empresas, principalmente européias, exigem a procedência de matéria prima importada de outros países (visando saber se são resultados de extração ilegal), não tardará para que os processos de aquisição de equipamentos por parte das organizações sejam norteados por padrões e índices de eco-eficiência e substâncias não-nocivas em sua fabricação, entre outros.
Vale lembrar uma postagem minha de janeiro em que eu comento o Planejamento Energético Nacional (clique aqui). Entre as medidas do Governo Federal está a exigência do selo A do Procel na compra de equipamentos, visando reduzir o consumo de energia. Estamos ou não caminhando para a "compra sustentável" ?
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008
COMPRA SUSTENTÁVEL
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Bacana seu blog, Maurício. Este assunto de Ti Verde ainda está muito devagar por aqui, legal vc provocar isso. O assunto deste post é interessante, pois já vejo que as pessoas tem se preocupado em comprar alguns produtos que estejam mais conformes com questões ambientais, e isto tende a aumentar no futuro.
abraços e parabéns. Paulo
Postar um comentário