quinta-feira, 26 de novembro de 2009

1º Encontro do "Green Drinks" no RJ

O Green Drinks International (www.greendrinks.org) é uma rede global de networking entre profissionais de sustentabilidade e pessoas interessadas no tema. A rede está ativa em mais de 642 cidades pelo mundo, incluindo São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, que sediará no dia 03/12 o seu primeiro encontro. A idéia é promover a discussão de temas relevantes ao universo do desenvolvimento sustentável em um clima descontraído, onde as pessoas possam fazer troca de experiências e estabelecer novos contatos.

Nesta primeira edição, o convidado é muito especial: Sergio Abranches (foto), PhD, cientista político, pesquisador independente sobre Ecopolítica e comentarista da rádio CBN, onde mantém o boletim diário Ecopolítica. É co-fundador de O Eco, agência de notícias ambientais apoiada pelas fundações Avina e Hewlett, dedicada a ampliar a pauta ambiental na imprensa e treinar jovens jornalistas na cobertura sobre meio ambiente no Brasil, além de muitas outras atividades.

Seguem as informações: 03/12, quinta-feira, às 18 hs no TABERNINHA (anexo ao tradicional Taberna da Glória (www.tabernadagloria.com.br).

Parabéns à Maria Rita Villela, organizadora do Green Drinks carioca, pela iniciativa pioneira. Qualquer pessoa interessada em questões ambientais está convidada, e deve levar 2 amigos com o mesmo perfil. Nada melhor que o espírito carioca para fazer do Green Drinks um evento imperdível. Eu estarei lá !

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Um dia na vida de um "Chief Sustainability Officer"

Há algum tempo atrás, eu discuti alguns cargos "verdes" que começam a surgir no mercado. O post está aqui. Hoje, visitando a página do Green Economy Post, eu li uma interessante matéria sobre Kathrin Winkler, Diretora e "Chief Sustainability Officer" da EMC Corporation. Na rápida passada por seu dia de trabalho, percebe-se como funciona o papel estratégico deste profissional dentro de uma grande corporação de TIC. São reuniões e áudio conferências envolvendo "Green IT", Green Grid, regulações, selos verdes, parcerias com ONGs e, acima de tudo, oportunidade de negócios. Dê uma conferida na matéria aqui para conhecer a rotina diária da TIC Verde em uma empresa de excelência tecnológica.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

GE e o meio ambiente

Segue um link (clique aqui) para os webcasts promovidos pela Building Operating Management, revista que trata sobre novas tecnologias e administração eficiente de edifícios. A publicação dedica-se muito à questão sustentável, com bastante informação sobre certificações LEED, redução de custos com energia e Data Centers.

O próximo webcast ocorrerá dia 03/12, e trará a experiência da GE nesta área, ela que tornou-se uma das direcionadoras mundiais no tratamento sustentabilidade empresarial como oportunidade de negócios. Webcasts passados ficam disponíveis para que o público possa assisti-los gratuitamente. Aproveitem !

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Green Coca-Cola

Acabei de assistir o programa "Espaço Aberto" com Miriam Leitão, na Globonews, onde a jornalista entrevistou o presidente mundial da Coca-Cola, Muhtar Kent. Kent veio ao Brasil inaugurar uma fábrica do Mate Leão em Curitiba, que terá certificação LEED , promete usar muito menos água e emitir menor quantidade de carbono na atmosfera.

Ele falou da parceria com o World Wildlife Fund (WWF), da preservação dos ursos polares, do legado que devemos deixar para as gerações futuras e, acima de tudo, do compromisso da sua companhia em investir nestas iniciativas. Ele estará na conferência do clima em Copenhague no mês que vem, falando ao lado do presidente da Unilever, Paul Polman, deixando claro que as grandes organizações estão se mobilizando para as questões referentes às mudanças climáticas, mas que precisam do engajamento dos governos, pois sozinhas não conquistarão seus objetivos.

O papo com Miriam teve, de fato, a tônica da sustentabilidade. Só queria chamar a atenção para o fato de que, num momento pós-crise, onde as grandes companhias buscam a retomada de seus processos produtivos, o presidente mundial da marca mais conhecida no planeta fala sobre preservação do planeta. Lembrei-me do ótimo livro de Fernando Almeida, presidente do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvlvimento Sustentável), que chama-se "O bom negócio da sustentabilidade". Cada vez mais não há dúvidas de que esta é uma porta que se abre para a solidificação das empresas, sendo uma excelente oportunidade de negócios.

Webinars da VMware

A VMware fará uma série de webinars em novembro e dezembro, onde mostrará algumas de suas diversas soluções de virtualização. Clique aqui para ter acesso ao link com a relação de eventos disponíveis. As inscrições são gratuitas.

Redes Inteligentes

Em tempos de apagão no Brasil, um tema que vem sendo discutido há alguns anos em todo o mundo merece uma postagem por aqui. O "Smart Grid", ou "Rede Inteligente", é uma inovação que usa a tecnologia digital para administrar a geração, transmissão e a distribuição de energia de todo o tipo de fonte, juntamente com a demanda. A idéia deste conceito é diminuir custos e promover um uso mais eficiente da energia, permitindo o desenvolvimento de plataformas transsetoriais para administração das necessidades energéticas de municípios, empresas, edifícios e residências.

Grandes empresas de tecnologia - Cisco, Dell, IBM - e concessionárias de energia estão investindo pesado nesta solução. Em um cenário como este, a TIC, além de colaborar na eficiência energética na ponta usuária (computadores, Data Centers, etc...), ajudaria numa distribuição mais eficiente, com menos perdas e mais segurança em sua utilização. Dois links interessantes no esclarecimento deste assunto são o do CPqD e, principalmente, do US Department of Energy. Neste último há vários pdfs que podem ser baixados gratuitamente, falando sobre a tecnologia e seus benefícios.

Ao percebermos esta semana, na prática, a fragilidade de nosso sistema de distribuição de energia, o "Smart Grid" torna-se um assunto interessante, que precisa ser mais difundido.

Sustentabilidade + Inovação

Esta é a matéria de capa da edição brasileira da revista "Harvard Business Review" que saiu em setembro de 2009: "Como o verde vai salvar as empresas". São ótimos artigos que traçam um painel interessante de como a questão sustentável tem sido tratada em algumas organizações, além de opinião de especialistas e estudiosos que defendem a adoção da sustentabilidade empresarial como estratégia inovadora.


São 16 páginas de muitas idéias e possibilidades de negócios, onde a onda "verde" é a protagonista. Também há outros artigos muito bons como o da dupla Kim e Mauborgne, autores do excelente livro "A estratégia do Oceano Azul", um livro que fala exatamente da criação de novos mercados, os "oceanos azuis", ao invés da concorrência sangrenta dos "oceanos vermelhos". Tudo a ver com o que discutimos sobre sustentabilidade por aqui.


Vale a pena cada centavo investido (a revista custa R$ 38,00). Deixo um pequeno texto do artigo escrito pelo trio Nidumolu-Prahalad-Rangaswami, que resume bem o espírito que a revista procurou dar ao tema: "Abordagens tradicionais à atividade empresarial irão ruir - e a empresa terá de buscar soluções inovadoras. Isso só ocorrerá quando a liderança entender uma verdade simples: sustentabilidade = inovação".

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Rita Mulcahy no Brasil

Ontem, 10/11, foi o dia do workshop de riscos de Rita Mulcahy no Rio de Janeiro. Para quem não conhece, Rita é uma referência mundial em gerenciamento de projetos, mais especificamente em gerenciamento de riscos, com muitas publicações que servem de material de estudo para milhares de pessoas em vários países. A iniciativa foi da Project Lab, consultoria em gerenciamento de projetos do RJ, e contou com uma grande presença de público.

O workshop foi bem movimentado, Rita é uma oradora experiente e articulada, irreverente em alguns momentos, e trabalha muito o lado motivador do gestor de projetos. Permeia sua apresentação com algumas técnicas interessantes, como a de "causa-risco-efeito" e "causa-oportunidade-efeito", onde prega que devemos entrar no detalhe do risco em nossos projetos, buscando não só a identificação do mesmo, mas entender de onde ele vem e para onde ele vai. Algo como avaliar o "ciclo de vida do risco".

Outro ponto interessante é que, o tempo todo, ela chamou a atenção para que todos vejam o lado positivo do risco, ou seja, as oportunidades que se abrem. Este foi um ponto em comum com o meu pensamento na questão relativa a gerenciamento de riscos de sustentabilidade. Acredito, e minha pesquisa de mestrado tem este foco, que o gerenciamento de riscos para questões do desenvolvimento sustentável sugere muitas oportunidades de negócios, vantagem competitiva e abertura de novos mercados. Está diretamente ligado à inovação. Eu pude rapidamente trocar umas palavras com a Rita ao final da apresentação e ela ficou muito entusiasmada com o tema "Sustainability Risk Management".

Infelizmente a apresentação sofreu o impacto de um "risco" que poderíamos classificar de desconhecido ("unknown-unknown"): quem poderia imaginar que haveria uma pane nos serviços da usina de Itaipu, não é mesmo ? Sem energia e com o RJ totalmente às escuras, a apresentação precisou ser interrompida, mas deu tempo de tirar esta foto com ela, registrando o momento. Foi difícil voltar para casa, porém valeu a pena ter a oportunidade de ouvi-la durante algumas horas.