quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Redes Inteligentes

Em tempos de apagão no Brasil, um tema que vem sendo discutido há alguns anos em todo o mundo merece uma postagem por aqui. O "Smart Grid", ou "Rede Inteligente", é uma inovação que usa a tecnologia digital para administrar a geração, transmissão e a distribuição de energia de todo o tipo de fonte, juntamente com a demanda. A idéia deste conceito é diminuir custos e promover um uso mais eficiente da energia, permitindo o desenvolvimento de plataformas transsetoriais para administração das necessidades energéticas de municípios, empresas, edifícios e residências.

Grandes empresas de tecnologia - Cisco, Dell, IBM - e concessionárias de energia estão investindo pesado nesta solução. Em um cenário como este, a TIC, além de colaborar na eficiência energética na ponta usuária (computadores, Data Centers, etc...), ajudaria numa distribuição mais eficiente, com menos perdas e mais segurança em sua utilização. Dois links interessantes no esclarecimento deste assunto são o do CPqD e, principalmente, do US Department of Energy. Neste último há vários pdfs que podem ser baixados gratuitamente, falando sobre a tecnologia e seus benefícios.

Ao percebermos esta semana, na prática, a fragilidade de nosso sistema de distribuição de energia, o "Smart Grid" torna-se um assunto interessante, que precisa ser mais difundido.

Nenhum comentário: