Esta é a matéria de capa da edição brasileira da revista "Harvard Business Review" que saiu em setembro de 2009: "Como o verde vai salvar as empresas". São ótimos artigos que traçam um painel interessante de como a questão sustentável tem sido tratada em algumas organizações, além de opinião de especialistas e estudiosos que defendem a adoção da sustentabilidade empresarial como estratégia inovadora.
São 16 páginas de muitas idéias e possibilidades de negócios, onde a onda "verde" é a protagonista. Também há outros artigos muito bons como o da dupla Kim e Mauborgne, autores do excelente livro "A estratégia do Oceano Azul", um livro que fala exatamente da criação de novos mercados, os "oceanos azuis", ao invés da concorrência sangrenta dos "oceanos vermelhos". Tudo a ver com o que discutimos sobre sustentabilidade por aqui.
Vale a pena cada centavo investido (a revista custa R$ 38,00). Deixo um pequeno texto do artigo escrito pelo trio Nidumolu-Prahalad-Rangaswami, que resume bem o espírito que a revista procurou dar ao tema: "Abordagens tradicionais à atividade empresarial irão ruir - e a empresa terá de buscar soluções inovadoras. Isso só ocorrerá quando a liderança entender uma verdade simples: sustentabilidade = inovação".
Nenhum comentário:
Postar um comentário