quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Green Coca-Cola

Acabei de assistir o programa "Espaço Aberto" com Miriam Leitão, na Globonews, onde a jornalista entrevistou o presidente mundial da Coca-Cola, Muhtar Kent. Kent veio ao Brasil inaugurar uma fábrica do Mate Leão em Curitiba, que terá certificação LEED , promete usar muito menos água e emitir menor quantidade de carbono na atmosfera.

Ele falou da parceria com o World Wildlife Fund (WWF), da preservação dos ursos polares, do legado que devemos deixar para as gerações futuras e, acima de tudo, do compromisso da sua companhia em investir nestas iniciativas. Ele estará na conferência do clima em Copenhague no mês que vem, falando ao lado do presidente da Unilever, Paul Polman, deixando claro que as grandes organizações estão se mobilizando para as questões referentes às mudanças climáticas, mas que precisam do engajamento dos governos, pois sozinhas não conquistarão seus objetivos.

O papo com Miriam teve, de fato, a tônica da sustentabilidade. Só queria chamar a atenção para o fato de que, num momento pós-crise, onde as grandes companhias buscam a retomada de seus processos produtivos, o presidente mundial da marca mais conhecida no planeta fala sobre preservação do planeta. Lembrei-me do ótimo livro de Fernando Almeida, presidente do CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvlvimento Sustentável), que chama-se "O bom negócio da sustentabilidade". Cada vez mais não há dúvidas de que esta é uma porta que se abre para a solidificação das empresas, sendo uma excelente oportunidade de negócios.

Nenhum comentário: