Em notícia da IDG News, o Green Grid consortium anunciou planos para criar um guia para a criação de Data Centers eficientes em energia. Estes planos foram discutidos no encontro anual do Green Grid, que realizou-se na semana passada em San José, EUA. Neste mesmo encontro também foi discutido o PUE (Power Usage Effectiveness), métrica surgida no ano passado que proporciona uma maneira de medir a eficiência do Data Center, e que já é utilizada por gigantes como Microsoft e Google.
O chamado "Data Center 2.0" design guide deverá ser lançado daqui há um ano, segundo Mark Monroe, board member do Green Grid e diretor de computação sustentável da Sun Microsystems. Como há muita documentação sobre o assunto, o objetivo do Green Grid é reunir tudo num guia que proporcione um ponto único de consulta a todos os interessados.
A americana Environmental Protection Agency (EPA), a mesma agência que criou o selo "Energy Star", estima que os Data Centers representam 1.5% de todo o consumo de eletricidade dos EUA, e acredita que este percentual dobrará até 2011. Vale a pena uma visita à página do Green Grid, onde há muita documentação em pdf que pode ser baixada gratuitamente, e é um ótimo material para gestores de Data Centers.
Um comentário:
Boa tarde!
Visitando o espaço pela primeira vez.
Discussões mais que urgentes e necessárias.
Boa semana!
Postar um comentário