quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Responsabilidade Social e Profissional em Projetos

O mineiro Ricardo Vargas é um dos fundadores do PMI-MG e tem muitos anos de atuação em Gerenciamento de Projetos. Atualmente é chair do PMI Internacional. Em seu website ele fornece vasto material sobre o tema. Uma das coisas que me chamou a atenção foi o "5 minute PM podcast". São "pílulas" em aúdio que discutem alguns temas relevantes na área de gerenciamento de projetos disponibilizados semanalmente.

Um deles (de dezembro de 2008) trata exatamente de Responsabilidade Social e Profissional em projetos, onde o meio ambiente é considerado. Com sua linguagem informal e simpática, Ricardo confirma que este é um tema que vem sendo muito discutido nos congressos internacionais do PMI. Considerar a sustentabilidade em projetos é, de fato, uma tendência mundial: obter prosperidade com responsabilidade, conduzindo eticamente os nossos projetos.

Ele argumenta: se "esfolarmos" nosso fornecedor por preço, por exemplo, será que estamos sendo responsáveis ? Philip Diab, chair do PMI em 2008, numa conversa com Ricardo, afirmou : "o gerenciamento de projetos é uma das melhores formas de levar prosperidade para o mundo. Agora, se não o fizermos de uma forma responsável, podemos criar uma bomba atômica".

Pois é. Vivemos imersos em projetos diariamente. Todos eles são formados por pessoas. Com estes stakeholders devemos ter uma relação "ganha-ganha", onde todos prosperam. O maior objetivo é criar meios de prolongar a vida útil destas relações, dos negócios e da sociedade. O meio ambiente entra neste contexto, como um stakeholder que deve ser considerado. A distribuição de resultados a qualquer preço pode custar caro ao seu gestor. A atual crise financeira mundial, onde os três pilares da sustentabilidade (prosperidade econômica, justiça social e reponsabilidade ambiental) não estiveram equilibrados em muitas grandes empresas, causou um colapso em cascata, uma vez que vivemos num mundo "plano" (conforme já falou Thomas Friedman) , cujas relações comerciais são cada vez mais interdependentes.

Vale a pena uma verificada no site do Ricardo. Para ter acesso aos podcasts é necessário fazer um registro gratuito.

Nenhum comentário: