Uma simples busca no Google produz cerca de 7g de dióxido de carbono(CO2). Esta foi a afirmação do americano Alex Wissner-Groos, físico da Universidade de Harvard. Isto significa que apenas duas buscas no site é equivalente a mesma quantidade de CO2 gasta para se ferver uma chaleira de água num dispositivo elétrico. Leia aqui a reportagem na página da BBC.
O cálculo envolve emissões tanto no centro de dados do Google quanto no computador que faz a consulta, baseando-se na velocidade de processamento da informação no Data Center. "Nosso trabalho não tem nada a ver especificamente com o Google. Nosso foco foi a Web como um todo", diz Alex.
Já o Google contestou estes número em seu blog (veja a postagem aqui). A empresa alegou que uma busca leva menos de 0.2 segundos e que utiliza ainda menos tempo nos servidores. Dessa forma, seriam consumidos 0,0003 kWh por busca, equivalentes a 0,2g de CO2. O Google ainda citou várias de suas iniciativas com relação à eficiência energética de seus centros de dados e suas parcerias com instituições ambientalmente responsáveis.
Quem está certo ou errado não importa. Numa época em que o Gartner estima que 2 % das emissões mundiais de CO2 vem da área de TIC, o que vale observar é que, de fato, precisamos ter um olhar cada vez mais sustentável, desde a concepção dos nossos projetos até a reavaliação de nossos processos atuais. Notícias como esta mostram que "todo mundo está de olho" em nossas atividades, e o negócio agora não é apenas realizar de forma certa nossos projetos, mas, cada vez mais, realizar o projeto certo.
Ainda tem dúvidas de que a sociedade já começou a cobrar um posicionamento mais sustentável das áreas de TIC ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário