sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Um pouco de história ...

O ano é 1946. Ele marca a chegada do primeiro computador programável, o ENIAC - Electrical
Numerical Integrator and Calculator (foto ao lado). Criado na Universidade da Pensilvânia e com patrocínio do exército americano, o computador pesava cerca de 30 toneladas, tinha 70 mil resistores e 18 mil válvulas a vácuo. O tamanho ? Ocupava todo um ginásio esportivo, cerca de 180 m2.

Num momento em que falamos de eficiência energética e sua aplicação na TIC, o curioso é saber que, quando o ENIAC foi ligado, seu consumo de energia tão alto quando que as luzes da Filadélfia piscaram. Isto está relatado no excelente livro de Manuel Castells, de 1999, intitulado "A sociedade em Rede", da editora Paz e Terra (falo mais sobre este livro em outra postagem). A primeira versão comercial desta máquina surgiu em 1951, após o invenção do transistor em 1947, com o nome de “UNIVAC 1”, e foi utilizada no processamento dos dados do censo norte-americano de 1950. Mais detalhes da historia do ENIAC pode ser lida aqui.

Hoje em dia são muitas as opções para tratar economia de energia em TIC: Thin clients, Blades, Data Centers verdes, monitores de LCD, chips eco-eficientes, virtualização e consolidação de servidores, conformidade à normas como Energy Star, entre outras. Aliás, uma matéria da IDG NEWS publicada pela COMPUTERWORLD (ler aqui) fala exatamente que estas são pequenas ações para quem quer começar, ainda que timidamente, um processo de TI Verde.

Mas sabemos que isso é só o começo. Na mudança dos processos é que está o "core" das ações.

Nenhum comentário: