sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

A Informação, segundo Castells

Aproveitando o gancho da postagem anterior, gostaria de comentar rapidamente sobre Manuel Castells e seu livro "A sociedade em rede". Leitura obrigatória para um entendimento histórico da revolução da tecnologia da informação, o trabalho literário do espanhol foi publicado em três volumes, com o título de "A Era da informação: Economia, sociedade e cultura", onde "A sociedade em rede" é o primeiro deles. Para Castells, a sociedade contemporânea é globalizada, centrada no uso e aplicação de informação e conhecimento, cuja base material está sendo alterada aceleradamente por uma revolução tecnológica concentrada na tecnologia da informação, tudo sujeito a profundas mudanças nas relações sociais, nos sistemas políticos e nos sistemas de valores. É um livro de uma consistência enorme, que analisa as várias revoluções que a informação permitiu, permite e ainda permitirá. Na gestão desta informação está um dos segredos do sucesso.

O desenvolvimento sustentável suscita um debate acerca de quais devem ser, de fato, os valores corporativos no mundo atual. O trabalho de Castells nos provoca exatamente este tipo de pensamento com relação aos nossos processos em TIC. Citando uma das passagens de seu livro, “ao transformarem os processos de processamento da informação, as novas tecnologias da informação agem sobre todos os domínios da atividade humana e possibilitam o estabelecimento de conexões infinitas entre diferentes domínios, assim como entre os elementos e agentes de tais atividades".

Gestão da Informação. Mudança de processos. Governança. Inovação. Eis alguns dos caminhos para a sustentabilidade em TIC.

Nenhum comentário: