Entre as 10 previsões do IDC para 2009 na área de tecnologia, a TI Verde está bem cotada. Segundo o instituto, a TI Verde terá um bom ano, tratada como "corte de custos". Com a tendência de um aperto finaceiro, investimentos com retorno a longo prazo não deverão ser prioridade, segundo o IDC. Tecnologias como a virtualização, Servidores e Storages eficientes (em energia e espaço) e cloud computing continuam com fôlego para 2009.
Muitos dos investimentos em TIC tendem, segundo o IDC, à eficiência energética. Repercute favoravelmente as declarações de Barack Obama no sentido de priorizar investimentos neste setor. E os mercados emergentes - como a América Latina - deverão ser o epicentro da inovação verde. O relatório do IDC pode ser lido aqui.
Bom saber que o IDC vê em mercados emergentes um foco destas inovações, o que é uma boa oportunidade para o Brasil. Mas não gostei muito da previsão de que a TI Verde será tratada como "corte de custos". Acho que é uma visão muito reducionista deste processo. É claro que ela é "também" isso, e talvez seja até seu grande motivador inicial, mas outras dimensões devem ser consideradas, aliás, é o que sempre discutimos aqui. De qualquer forma, é ótimo ver a TI Verde na agenda das tendências 2009.
segunda-feira, 19 de janeiro de 2009
Reflexões sobre a crise #2: "Green IT" entre as previsões do IDC para 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário